Sergio Moraes Castanheira Brandão é carioca, jornalista, comunicador de ciência e produtor audiovisual. Formado em Engenharia Civil pela UFRJ (1972), com pós-graduação em controle de poluição na Inglaterra (1976).

É diretor geral da VideoCiência, produtora de vídeos e programas de televisão que criou em 1987, situada no PoloRio de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro e curador internacional da Mostra VerCiência - Mostra Internacional de Ciência na TV.

Trabalhou sete anos na BBC de Londres (de 1974 a 1981) como produtor, repórter e apresentador de programas de rádio, principalmente sobre ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

Na foto ao lado, de 1980, aparece entrevistando o cientista brasileiro Franklin Rumjaneck, Professor Titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, na época fazendo pesquisas de pós-doutorado sobre o parasita da esquistossomose no Instituto Nacional de Pesquisas Médicas (National Institute for Medical Research) do Reino Unido, em Londres, para a série de programas "Na Vanguarda da Ciência", produzida por ele.
Sua carreira de repórter e diretor de programas de televisão começou em 1981 na TV Globo, nos programas Fantástico e Globo Repórter.  Em 1984, participou da criação do Globo Ciência, programa do qual foi repórter e diretor geral, tendo participado da produção de mais de 340 programas entre 1984 e 1991.

Por sua dedicação ao jornalismo científico, Sergio M.C. Brandão recebeu vários prêmios e homenagens no Brasil e no exterior, como o  Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq (1986)  e o Prêmio Primo Rovis (1991), da Fundação Internacional Trieste para o Progresso e Liberdade da Ciência (Itália), além de duas indicações da Academia Brasileira de Ciências ao Prêmio Kalinga da UNESCO, para divulgadores de ciência.



No comments:

Post a Comment