Apresentação

Sergio Moraes Castanheira Brandão é produtor independente de TV, jornalista e comunicador de ciência.

É diretor geral da VideoCiência, produtora criada por ele em maio de 1987, e Curador Internacional das mostras Ver Ciência.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1949.  Formou-se em Engenharia Civil pela UFRJ (1972) e fez pós-graduação em Controle de Poluição na Inglaterra (1976).

Sua carreira como jornalista e comunicador de ciência começou na BBC, em Londres, onde trabalhou sete anos (de 1974 a 1981) como produtor, repórter e apresentador de programas de rádio transmitidos para o Brasil, principalmente sobre ciência e tecnologia.  A carreira na televisão começou em 1981, na TV Globo, como repórter dos programas Fantástico e Globo Repórter. Em 1984 participou da criação do Globo Ciência, programa do qual foi diretor geral e repórter até 1991.

A partir de 1992, produziu, dirigiu e apresentou programas de televisão para outras emissoras, como o Eco Realidade, programa semanal da Videociência em parceria com Academia Brasileira de Ciências e transmissão ao vivo em rede nacional pela TVE.  

Sua experiência internacional como repórter e produtor inclui a produção de reportagens e documentários para emissoras estrangeiras de televisão, como a BBC (Reino Unido), NHK (Japão) e TF1 (França), dentre outras.  

Em 1994, criou, com seu amigo e parceiro José Renato Monteiro, a mostra Ver Ciência, evento anual internacional de ciência na TV, que tem como missão promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão no Brasil e no exterior.

Entre 2000 e 2005 foi consultor do programa "Ver Ciência" transmitido pela TV Cultura de São Paulo. Em 2005 e 2006 dirigiu a produção do programa "Ao Ponto", para o Canal Futura da FRM. 

Em 2009, produziu e dirigiu a série “Evolução, a Festa da Vida”, para marcar os 150 anos de publicação da obra mais famosa de Charles Darwin, o livro “A Origem das Espécies”.

Paralelamente à sua carreira de comunicador de ciência por televisão, também tem atuado como roteirista e diretor de vídeos institucionais e campanhas publicitárias.

Por sua dedicação ao jornalismo científico, Sergio Brandão ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior, como o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq (1986) e o Prêmio Primo Rovis (1991), da Fundação Internacional Trieste para o Progresso e a Liberdade da Ciência, da Itália, além de duas indicações da Academia Brasileira de Ciências ao Prêmio Kalinga da UNESCO para divulgadores de ciência.

Como especialista em comunicação de ciência pela TV, frequentemente é convidado para participar de congressos, seminários, fazer palestras e ministrar oficinas sobre ciência e televisão, no Brasil e no exterior.

No comments:

Post a Comment